Melhores Filmes por Guilherme Giani


Melhores Filmes
Por Guilherme Giani


1º O Senhor dos Anéis (Trilogia) 
Gênero: Épico/Fantasia/Aventura
Ano: 2001-03
Direção: Peter Jackson
Origem: Nova Zelândia/EUA
Esta maravilhosa trilogia adaptada por Peter Jackson, indicada a 30 Oscars, e vencedora de 17, sendo a franquia mais bem sucedida da história do Oscar, conta história da terra-média, habitada por homens, elfos, anões, hobbits, magos, e criaturas mitológicas. O enredo se baseia em Frodo (Elijah Wood), um hobbit que recebe uma missão do mago Gandalf, o Cinzento (Ian Mackllen): destruir o Um Anél, antes que Sauron o pegue de volta e destrua toda a terra média. O Um Anél foi forjado por Sauron há muito tempo, e estava desaparecido. Mas na verdade, o portador do anel era Bilbo Bolseiro (Ian Holm), tio de Frodo. Esse anel possui poderes mágicos, e nas mãos de Sauron, ele poderá ser uma grande ameaça para a terra-média. No primeiro filme, A Sociedade do Anél, Frodo recebe a ajuda de uma sociedade formada por Gandalf, e respectivo líder. Nela, se encontram Aragorn (Viggo Mortensen), Légolas (Orlando Bloom), Gimli (John Rhys-Davies), Boromir (Sean Bean), Merry (Dominic Monaghan), Pipin (Billy Boyd) e Sam (Sean Astin). A sociedade se corrompe ao receber um ataque de Orcs no final do filme, o que acaba com a morte de Boromir e a supusta morte Gandalf. No segundo filme, As Duas Torres, Sauron faz aliança ao mago Saruman (Chirstopher Lee), e juntos eles tentam ter o poder da terra-média. Agora, apenas Frodo e Sam continuam a jornada, recebendo a ajuda de Gollum (Andrey Serks). Os restantes da sociedade agora tem que proteger a terra-média de Sauron, e para isso, eles tem a a ajuda de Gandalf e do Reino de Rohan, cujo Rei é Théoden (Bernard Hill). Rohan então entra em guerra contra os Orcs, na Batalha do Abismo de Hlem, das quais os homens vencem. No terceiro filme, O Retorno do Rei, acontece a batalha final entre o bem e o mal, onde os exércitos de Rohan e Gondor batalham com o de Sauron, na Batalha dos Campos e Pellenor, uma batalha épica considerada a maior do cinema. Nesta batalha, dizer que os efeitos especiais foram literalmente perfeitos não é exagero.  Frodo e Sam conseguem destruir o Um Anél, dando fim a Sauron e a trilogia. Ao todo dos três filmes, foram 162 vitórias de 224 indicações em premiações e festivais do mundo inteiro. Simplesmente o melhor filme de todos os tempos.
Nota: 10

2º O Curioso Caso de Benjamin Button
Gênero: Drama/Fantasia
Ano: 2008
Direção: David Fincher 
Origem: EUA
O Curioso Caso de Benjamin Button conta a história de um menino, Benjamin Button (Brad Pitt), que nasceu no último dia da 1ª Guerra. Com aparência estranha, seu pai pensa que ele é um monstro, e então o abandona em um lar assistencial para idosos. A medida que o tempo passa, Bejamin Button vai ficando mais novo, enquanto os outros a sua envelhecem. Este filme é simplesmente magistral, com uma parte artística perfeita, e um roteiro excelente. Venceu 3 das 13 indicações ao Oscar que recebeu.
Nota: 9,8
3º Coração Valente
Gênero: Épico
Ano: 1995
Direção: Mel Gibson
Origem: EUA
Indicado a 10 Oscars, e vencendo a metade deles, Coração Valente se torna o melhor filme da década de 90, e um dos melhores de todos os tempos. Conta a história de William Wallace (Mel Gibson), um rebelde escocês que luta pela liberdade da Escócia perante a Inglaterra. Wallace toma a liderança de um clã escocês, chegando até mesmo a vencer o exército inglês em na Batalha de Stirling Bridge, mas perdendo a guerra, pois não possuía o apoio de outros clãs. 
Nota: 9,8
4º Uma Lição de Amor
Gênero: Drama
Ano: 2001
Direção: Jessie Nelson
Origem: EUA
Indicado ao Oscar de Melhor Ator, mas sem vitória, Uma Lição de Amor mostra como é uma relação de amor de verdade entre um pai e uma filha. Sam (Sean Penn), um homem com deficiência mental, quer criar a sua filha, mas para isso ele precisa convencer primeira a justiça que é capaz. Com uma das maiores atuações masculinas da história do cinema, Sean Penn foi injustiçado no Oscar, não levando prêmio.
 Nota: 9,8
5º Forrest Gump – O Contador de Histórias
Gênero: Drama
Ano: 1994
Direção: Robert Zemeckis
Origem: EUA
Tom Hanks é Forrest Gump, um homem com QI baixo, mas com uma capacidade amorosa imensa. O filme começa com Forrest Gump sentado em uma estação de ônibus, contando a história de sua vida a várias pessoas que passam por lá. Vencedor de merecedores 6 Oscars, de 13 indicações.
Nota: 9,8
6º Gladiador
Gênero: Épico
Ano: 2000
Direção: Ridley Scott
Origem: EUA/Reino Unido
Gladiador mostra a vida de Maximus (Russel Crowe), um general romano que ao ser nomeado Imperador de Roma, tem sua família morta por Cômodo (Joaquin Phoenix). Então, Maximus foge da morte, vai tentar a sua vingança contra Cômodo. Um grande épico, indicado a 12 Oscars, dos quais venceu metade. 
Nota: 9,7
7º Uma Mente Brilhante
Gênero: Drama
Ano: 2001
Direção: Ron Howard
Origem: EUA
John Forbes Nash (Russel Crowe) é um renomado matemático com uma carreira muita respeitada. Mas, após ser chamado para fazer um trabalho de criptografia para o Governo dos EUA, ele passa a ser atormentado por alucinações. Após ser diagnosticado como esquizofrênico, Nash tem de usar toda a sua inteligência distinguir o real do imaginário. Vencendo 4 de 8 indicações ao Oscar, Uma Mente Brilhante nos mostra a real dificuldade de viver um esquizofrênico.
Nota: 9,7
8º ...E o Vento Levou
Ficheiro:Gone With The Wind title from trailer.jpg
Gênero: Romance Épico 
Ano: 1939
Direção: Victor Fleming
Origem: EUA
Em 1939, surgia o maior clássico o cinema de todos os tempos. Era o épico ...E o Vento Levou, vencedor de 8 das 13 indicações ao Oscar, e mais dois prêmios especiais, totalizando 10. O clássico situa-se nos EUA, antes, durante e após a Guerra Civil, e conta o romance entre Scarlett O'Hara (Vivien Leigh) e Rhett Butler (Clark Gable).   
Nota: 9,7
9º Ben-Hur
Gênero: Épico
Ano: 1959
Direção: William Wyler
Origem: EUA
Vencedor de 11 Oscars e com 12 indicações, Ben-Hur se torna um dos maiores clássicos do cinema. O épico conta a história de Judah Ben-Hur (Charlton Heston), um judeu traído por seu amigo romano Messala. Ben Hur luta pela liberdade e vingança, mas passa por muitos sofrimentos como escravo. Nota: 9,7


10º Um Sonho de Liberdade
Gênero: Drama
Ano: 1994
Direção: Frank Darabont
Origem: EUA
Adaptado do livro de Stephen King, Um Sonho de Liberdade conta a vida de Andy na Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine. Andy, mesmo sendo inocente, é condenado pela morte e sua mulher e amante. Ele passa duas décadas lá, mas nunca perde a esperança de um dia sair. Indicado a 7 Oscars, sem sucesso.
Nota: 9,6
11º A Espera de Um Milagre
Gênero: Drama
Ano: 1999
Direção: Frank Darabont
Origem: EUA
Assim como Um Sonho de Liberdade, A Espera de Um Milagre é dirigido por Frank Darabont e adaptado de uma obra de Stephen King. Ambientado em 1935, no corredor da morte de uma prisão na Lousiana, A Espera de Um Milagre conta a história de John Coffey (Michael Clark Ducan) e os surpreendentes acontecimentos, considerados milagres. O filme é contado em flashback por Paul (Tom Hanks), o chefe de guarda da prisão. Indicado a 4 Oscars, sem vitória.
Nota: 9,6
12º A Lista de Schindler
Gênero: Drama
Ano: 1993
Direção: Steven Spielberg
Origem: EUA
Filmado em preto e branco para dar mais realidade ao filme, A Lista de Schindler venceu 7 dos 12 Oscars que concorreu. Situa-se na 2º Guerra Mundial, contando a história de Oskar Schindler, um empresário alemão que conseguiu salvar mais de mil judeus ao empregá-los em sua fábrica. 
Nota: 9,6
13º Pulp Fiction - Tempo de Violência
Gênero: Gângster
Ano: 1994
Direção: Quentin Tarantino
Origem: EUA
Pulp Fiction é considerado um filme revolucionário. Até os que não gostam desse estilo de filme, aclamam-o.  A direção de Quentin Tarantino nesse filme é sensacional. O filme conta ao mesmo tempo três histórias, mas que estão entrelaçadas: uma sobre dois assassinos profissionais, o gângster que os chefia e sua mulher; um pugilista pago para perder a luta; e um casal assaltando um restaurante. Com muita violência, droga e rock'n roll, Pulp Fiction foi vencedor de 1 Oscars,e indicado a mais 6.
Nota: 9,6
14º Titanic 
Gênero: Romance Dramático
Ano: 1997
Direção: James Cameron
Origem: EUA
Vencendo 11 Oscars e recebendo outros 3, Titanic foi um grande marco no cinema. Conta a história do navio Titanic, que afundou em 1912, e o romance entre Jack e Rose, ambos tripulantes do navio. O amor proibido e curto entre os dois acabou quando o Titanic afundou, e Jack morreu. A história é narrada por Rose no ano de 1996, para alguns caçadores de tesouro que estão atrás de um colar de diamantes que afundou junto ao navio. 
Nota: 9,6
15º O Poderoso Chefão
Gênero: Gângster/Drama
Ano: 1974
Direção: Francis Ford Coppola
Origem: EUA
Quando Don Vitto Corleone (Marlon Brando), chefe de uma família mafiosa italiana que mora em Nova York, recusa a facilitar a entrada de drogas na cidade, a vida dele e de sua família começa a mudar bruscamente por causa dos atentados e ameaças. Recebeu 3 Oscars, de 11 indicações.
Nota: 9,6
16º A Vida É Bela
Gênero: Comédia Dramática
Ano: 1998
Direção: Robert Benigni
Origem: Itália
Na Itália, durante a segunda a Segunda Guerra Mundial, Guido, filho de judeus, é mandado para os campos de concentração junto ao seu filho Giosuè. Guido é um homem simples, inteligente e espirituoso, um pai amoroso, e graças a isso consegue fazer com que seu filho acredite que ambos estão participando de um jogo, sem que o menino perceba o horror no qual estão inseridos. Venceu 2 prêmios de 6 indicações ao Oscar.
Nota: 9,5
17º O Resgate do Soldado Ryan
Gênero: Guerra/Drama
Ano: 1998
Direção: Steven Spielberg
Origem: EUA
O Resgate do Soldado Ryan é ambientado na Segunda Guerra Mundial. Começa com os soldados americanos desembarcando na Normandia no Dia D, na Praia de Omaha, como parte da operação para libertar a França ocupada pelos alemães. Após o ataque, um grupo de soldados é enviado para achar o soldado James Ryan, o único irmão morto dos quatro irmãos Ryan. Vencedor de 4 dos 10 Oscars disputados. 
Nota: 9,5
18º O Silêncio dos Inocentes
Gênero: Suspense Policial
Ano: 1991
Direção: Jonathan Demme
Origem: EUA
Clarice Starling (Jodie Foster) é uma jovem agente do FBI. Ela é selecionada para capturar o serial killer Buffalo Bill. Mas para capturá-lo, ela recebe a ajuda do canibal e psicopata Hannibal Lecter (Anthony Hopnkins), sentenciado a prisão perpétua pela morte de 9 pessoas. Lecter a ajuda com pistas e enigmas. Hopkins e Foster desempenham suas melhores atuações da carreira, ganhando um Oscar de melhor ator e atriz, além de outros 3, totalizando 5 prêmios de 7 indicações.
Nota: 9,5
19º E.T. – O Extrarrestre
Gênero: Ficção Científica/Drama
Ano: 1982
Direção: Steven Spielberg 
Origem: EUA
Vencedor de 4 das 9 indicações ao Oscar, esse filme conta a história de um alienígena perdido na Terra faz amizade com um garoto de dez anos, que o protege de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia pelo serviço secreto americano.
Nota: 9,5
20º Cidade de Deus
  
Gênero: Drama
Ano: 2002
Direção: Fernando Meirelles 
Origem: Brasil
Indicado a 4 Oscars, sem vitória, se tornou o filme brasileiro mais aclamado lá fora. O filme ganhou muita credibilidade no exterior, e talvez é possível citar sua não indicação a melhor filme estrangeiro um dos maiores erros do Oscar. O filme mostra o crescimento do crime organizado na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, durante as décadas de 60 e 80.
Nota: 9,4
21º O Poderoso Chefão - Parte II
Ficheiro:Godfather2.jpg
Gênero: Ficção Científica/Drama
Ano: 1974
Direção: Francis Ford Coppola
Origem: EUA
A segunda parte da clássica trilogia O Poderoso Chefão, conta duas história paralelas: a de Michael Corleone (Al Pacino), agora o o novo líder da família Corleone, após a morte de Vitto Corleone; e a infância e juventude de Vitto Corleone (Robert de Niro). Essa segunda parte da trilogia ganhou 6 Oscars, ao longo de 10 indicações.
Nota: 9,4
22º Janela Indiscreta
Gênero: Mistério/Thriller 
Ano: 1954
Direção: Alfred Hitchcock 
Origem: EUA
O fotógrafo profissional Jeff (James Stewart) está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava, então começa a observar os vizinhos, e  alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um homem matou sua mulher. O clássico de Hitchcock recebeu 4 nomeações sem vitória ao Oscar.  
Nota: 9,4
23º Os Bons Companheiros
Gênero: Gângster/Drama
Ano: 1990
Direção: Martin Scoorsese
Origem: EUA
Henry Hill tinha o sonho de ser um gângster. Ele começa a trabalhar para alguns, e então conhece Jimmy (Robert de Niro) e Tommy (Joe Pesci), tais quais ele passa sua carreira de gângster inteira junto. Joe Pesci ganhou o mais que merecido Oscar de melhor ator coadjuvante, além do filme receber mais 5 nomeações.  
Nota: 9,4
24º A Cor Púrpura
Gênero: Drama
Ano: 1985
Direção: Steven Spielberg
Origem: EUA
Não vencendo nenhuma das 11 indicações ao Oscar, esse filme conta a história de Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem de 14 anos violentada pelo pai, que gerou dois filhos e perdeu a capacidade de procriar. Celie é doada Mister (Dany Glover), que ela passa a vida inteira junta. Ele a trata ao mesmo tempo como companheira e escrava. 
Nota: 9,3
25º Cavalo de Guerra
Gênero: Drama/Guerra 
Ano: 2011
Direção: Steven Spielberg
Origem: EUA/Reino Unido
Cavalo de Guerra é o filme mais novo a figurar na lista. Ele ainda não concorreu ao Oscar, mas já foi indicado a muitos prêmios pelo mundo, como Globo de Ouro e Bafta. Este lindo épico, ambientado na Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial, conta a história de amor e lealdade entre Albert e o cavalo Joey.
Nota: 9,3
26º Doutro Jivago
Gênero: Romance Épico
Ano: 1965
Direção: David Lean 
Origem: EUA/Itália/Espanha 
A Revolução Russa de 1917 serve de cenário para a história de amor proibido entre Yuri Jivago (Omar Sharif), um jovem médico aristocrata e Lara Antipova (Julie Christie), uma enfermeira plebéia, e as dificuldades desse romance: Jivago possui mulher e filhos, e Lara é mulher de de Pasha, um vingativo revolucionário. O filme ganhou metade das 10 indicações ao Oscar.
Nota: 9,3

29º Pianista
Gênero: Drama
Ano: 2002
Direção: Roman Polanski
Origem: França/Polônia/Alemanha/Reino Unido
Władysław Szpilman (Adrien Brody), um famoso pianista judeu-polonês, é mandado junto a sua família para o Gueto de Varsóvia, onde sofrem muito com os mal tratos alemães. O filme levou os Oscars de melhor ator, diretor e roteiro, além de ter sido indicado a outros 4.
Nota: 9,2
28º O Último dos Moicanos
Gênero: Épico
Ano: 1992
Direção: Michael Mann 
Origem: EUA
O Último dos Moicano foi indicado e venceu 1 Oscar, o de melhor som. Ambienta-se no século 18, em meio à guerra entre franceses e ingleses no continente norte-americano. Um homem branco criado pelos índios tenta defender sua tribo dos ataques. Mas o pior conflito desse homem se dá quando ele apaixona-se pela filha de um oficial britânico. 
Nota: 9,3
29º O Iluminado
Gênero: Terror
Ano: 1980
Direção: Stanley Kubrick
Origem: EUA
O filme conta a história de uma família isolada em um hotel, do qual tomam conta, cujo pai, Jack Torrence (Jack Nicholson), sofre de Síndrome da Cabana, que ocorre quando pessoas vivem muito tempo enclausuradas, então Jack tenta matar sua família. Mesmo sem indicações ao Oscar, é considerado um clássico do Terror.  A cena em que aparecem as irmãs assassinadas é considerada a cena mais aterrorizante da história do cinema.
Nota: 9,2
30º Rain Man
Gênero: Drama
Ano: 1988
Direção: Berry Levinson 
Origem: EUA
Charlie (Tom Cruise), que acabara de conhecer seu irmão autista, Raymond (Dustin Hofman), que ficou com toda a herança do falecido pai, tenta de todas as formas pegar o dinheiro, mas para isso ele tem que se aproximar do inocente irmão. Aos poucos, o laço entre os dois irmãos ganha força e o dinheiro deixa de ser importante.
Nota: 9,2